Páginas

terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Lazer


O Parque Cidade de São Bernardo Raphael Lazzuri foi construído em uma área onde funcionava a Seção de Parques e Jardins e viveiro de plantas da prefeitura do município, localizado na Avenida Kennedy - 1111, situado em um dos bairros centrais e nobres da cidade. Ao lado do viveiro havia uma ampla área livre pertencente à prefeitura que foi utilizada para a construção de um ginásio Poliesportivo, a abertura de novas avenidas e amplo estacionamento em torno do ginásio, tornou o ambiente pronto para a implantação do parque.
A construção deste ginásio propiciou o embelezamento do entorno e o inicio da utilização do local, antes da implantação do parque as pessoas já utilizavam os estacionamentos livres do ginásio para fazer caminhadas e levar as crianças passear de bicicleta. Os estacionamentos também passaram a ser utilizado pela prefeitura para a realização de eventos como feiras típicas e eventos esportivos.

O público alvo do parque atende a todas as faixas etárias, estando preparado para qualquer tipo de atividade, desde a prática de atividades esportivas (caminhadas, Cooper) como também destina-se a quem quer apenas contemplar a natureza. Quanto ao grau de satisfação dos usuários observa-se que as áreas de contemplação, principalmente em torno dos espelhos d’ água e chafarizes são os preferidos, porém no geral a estrutura do parque tem agradado a todas faixas etárias.
O parque é freqüentado principalmente por usuários das regiões mais centrais da cidade, porém os municípios vizinhos têm sua contribuição de usuários. O número de pessoas que freqüentam o parque durante a semana é de cerca de 1.500 pessoas por dia e nos fins de semana o número eleva para cerca de 3.000 a 5.000 pessoas.



Esportes


A concepção contemporânea de cultua o culto saudável está presente nas pistas de Cooper e pedestrianismo com 2 percursos diferenciados por faixas de cores diferentes identificando percursos de 400 e 650 metros, com diferentes escalas de dificuldade e que percorrem o perímetro do parque. Há uma área destinada a atividades físicas, com aparelhos em madeira e barras de ferro, que são as barras fixas, pranchas para abdominais e aparelhos para alongamento. Um tablado de madeira é destinado para atividades orientadas. O piso é composto por pedriscos e há pictogramas com instruções para alongamento.


Recreação Infantil


Os espaços para uso infantil possuem 3 áreas de playground. Um para crianças de 0 a 4 anos em piso emborrachado, com brinquedos de material resistente (plástico expandido) e localizado próximo ao sanitários, fraldário, atendimento médico e lanchonete. O segundo para crianças de idade acima de 4 anos com piso de pedriscos e a terceira ao lado do playground de pedriscos com brinquedos adequados para crianças portadoras de deficiência física. Há um quarto local de área infantil que é uma mini pista de trânsito, para atividades de educação para o trânsito.
Na área da arena é possível acomodar 400 crianças na arquibancada e há um espaço livre de 330 m2 em piso de tijolos requeimados e cerâmicos.




Serviços e Infra-Estrutura 

Os sanitários masculinos e femininos possuem sanitário para pessoas portadoras de deficiências. O fraldário está próximo ao playground infantil. O posto de atendimento médico possui dimensões para colocação de maca, cadeira de rodas e armário de primeiros socorros. Há instalações para funcionamento de lanchonete com cozinha e dispensa, local para mesas e infra-estrutura para acesso à internet.

O parque também possui som ambiente ao longo da pista de Cooper e pedestrianismo, o parque possui 120 caixas espalhadas em seu percurso. O cabeamento estruturado ao longo das instalações permite a instalação de CFTV com 16 câmeras ao longo do parque para o monitoramento da segurança.

Ótima opção de passeio ao ar livre com a família no fim de semana sem gastos, com segurança e distração para todas as idades.

Um comentário:

  1. É realmente um lugar lindo... Moro no interior mas já fui. Minha filha ama!

    ResponderExcluir