Páginas

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Praia e menstruação


 Absorvente interno e Praia

Às vezes a gente está super empolgada para ir para praia e passar o dia todo lá e, de repente, vem a (terrível) surpresa: o período menstrual chegou. Daí você se desespera porque pensa que não vai poder nadar que vai ter que ficar de absorvente e de shortinho enquanto seus amigos se esbaldam na praia ou na piscina.
Mas calma! Se você aprender o jeitinho certo de usar, o absorvente interno pode ser um grande aliado e garantir a sua praia. O absorvente interno é feito de algodão e encontrados em três tamanhos: mini, normal e grande, cada um deles é para um tipo de fluxo. Para facilitar na hora de tirar, existe uma cordinha para você puxar que fica do lado de fora da vagina. O ginecologista Ricardo Vinícius de Souza avisa: - "para usar o absorvente interno é preciso tomar alguns cuidados básicos". É normal ter dificuldade de colocá-lo nas primeiras vezes, principalmente se você for virgem.


Você não deve absolutamente ficar com ele mais do que quatro horas, senão pode vazar e facilitar a proliferação de bactérias. Se sua menstruação vier em grande quantidade, três horas é o máximo de tempo que você pode usar. "Na hora de colocar, fique bem relaxada e escolha um lugar tranqüilo." Ninguém perde a virgindade usando um absorvente interno corretamente, afirma o Dr. Ricardo. O hímen é uma pele elástica que fica na entrada da vagina, com uma abertura natural, por onde passa o fluxo menstrual.
Existem diversos tipos de hímen, e a maioria das mulheres possui hímens com abertura por onde se pode normalmente colocar e retirar um absorvente interno, sem qualquer dano. Mesmo assim, para se sentir mais segura, antes de usar um absorvente interno consulte o seu ginecologista. Não precisa ficar com medo de o absorvente interno ficar perdido dentro de você. O Dr. Ricardo explica: "ele não tem para onde ir. O absorvente interno tem de ficar na sua vagina, que é uma bolsa com forma de tubo com 8 a 13 centímetros de profundidade. Há uma abertura entre a sua vagina e o seu útero, situada no colo do útero, mas é menor do que a cabeça de um alfinete - pequena demais para que um absorvente interno passe por ela"! Algumas meninas colocam o absorvente e ficam sentindo um desconforto grande. Se isso acontecer com você, é porque o seu absorvente não foi colocado direito. Ele deve ficar na vagina que tem um espaço suficiente para que você não o sinta, enquanto o canal vaginal é estreito demais e inadequado para que ele fique. Por isso, quando colocar, não tenha medo e empurre bem no fundo – na profundidade de seu dedo – ou utilize um absorvente com aplicador. Na dúvida, observe as instruções que vêm junto com a caixinha do produto. Ah! E sabe aquele papo de ter que tirar o absorvente para fazer xixi? Nada a ver. A urina sai pelo canal da uretra e a menstruação pelo canal vaginal. Uma coisa não tem nada a ver com a outra. A única recomendação é que você segure a cordinha para não molhar.

Hoje existe no mercado uma variedade de marcas de absorventes internos, dos simples aos com aplicador. 

Intimus Interno e Intimus Interno com aplicador

 
 
Os dois modelos têm disponível para mini, médio e super fluxo. 


o.b. Original e o.b. PRO COMFORT

 Os absorventes internos o.b. PRO COMFORT são os mais recomendados para quem é virgem.
 
Tampax



 
Todos os modelos de Tampax vêm com aplicadores que facilita na hora de coloca e evita o incômodo. 

Outra opção que esta chegando ao mercado é o coletor menstrual, já se fala muito sobre, mas ainda não se sabe se realmente já esta sendo usado e aprovado por nos, mulheres.


Nenhum comentário:

Postar um comentário