Páginas

sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Cutículas


Vamos aprender um pouco mais sobre as Cutículas?


Eponíquio
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Eponíquio, também conhecido como cutícula, liga a prega supra-ungueal à lâmina da unha. Sua formação é de queratina e tem a função de proteger a matriz ungueal da entrada de produtos químicos, agente biológicos e outros. A retirada da abertura para entrada de infecção.


Uma pessoa usa tanto as mãos, ao longo de cada dia de sua vida, que fica fácil esquecer o quanto os dedos e unhas são importantes. Sem unhas saudáveis, porém, os sensíveis dedos perdem a única blindagem de que dispõem contra o uso e abuso diário. E unhas fortes e sem dores requerem cuidar bem das cutículas.
Cortar as cutículas em nome da beleza pode ter consequências adversas. Roer as cutículas faz com que os cortes e rasgões resultantes se encham de bactérias, o que tampouco melhorará a saúde das unhas. Muitos médicos estão convencidos de que cortar cutículas e outras formas de maltratar as unhas aumentam as chances de inflamação ou infecção.

Existem algumas maneiras simples de prevenir infecções e inflamações relacionadas a problemas de cutícula. A mais simples delas é simplesmente ser gentil para com as unhas e dedos.
Não roa as unhas, e não arranque as cutículas com os dedos ou dentes. Além disso, proteja seus dedos contra danos ao executar tarefas que desgastam a pele, e evite usar as unhas como ferramentas para arrancar ou cutucar objetos.
Se as suas mãos costumam ficar molhadas durante o dia, ou se você usa produtos químicos fortes, considere usar luvas de borracha, para impedir ressecamento e rachaduras da pele. Mantenha as mãos úmidas e macias. Se você tiver pele cronicamente seca, use loção para manter a flexibilidade e maciez da pele.

Não importa que você seja adepto das cutículas bem cortadas e ordenadas ou que pouco se incomode com elas: o fato é que cutículas são parte importante da saúde dos dedos e unhas. Caso você faça muito as unhas, em casa ou em um salão, acompanhe quaisquer dores ou inchaços, e cuide bem dos dedos; o mesmo vale para quem tem o hábito de roer unhas e cutículas
 
                                           
(Trechos de uma matéria do site
 HowStuffWorks Brasil

Minha opinião
Eu tenho como opinião que minha unha fica um horror com cutícula, mas não sou a mais indicada para opinar, porque sou daquelas que rói aquelas malditas peles que ficam durinhas nos cantinhos. E dá-lhe alicatinho!  Existem muitos produtos que auxiliam na hidratação e até diminuição da nossa desprezada cutícula. 

Aqui alguns produtos que auxiliam no cuidado com as cutículas:




Cera Nutritiva Granado
Produzida com cera vegetal de cereais associada ao leite de aveia e uma combinação de silicones que juntos promovem hidratação, maciez e regeneração das cutículas. Recomendamos uma aplicação diária, porém para um resultado mais rápido, deve-se aplicar de 2 a 3 vezes por dia.

Mira-Cuticle Complexo Redutor de Cutículas Avon
É um complexo redutor de cutículas, que promete amaciar e reduzir as cutículas com o uso frequente. Deve-se aplicar sobre as cutículas e massagea-las por alguns segundos, pode ser usado com ou sem esmalte. Contém em sua fórmula 10% de Ácido Lático, além de uma combinação de vitaminas, minerais e nutrientes como Vitamina E, Aloe Vera, Pantenol, Pantotenato de Cálcio, Queratina e Óleos de Semente de Damasco.


Manteiga de Karité orgânica L’Occitane
A Manteiga de Karité é 100% pura, não possui fragrância ou corantes. É perfeita para peles sensíveis e secas, cutículas e calcanhares.
Bepantol
Pomada muito usada para tratar de assaduras, cicatrização de tatuagens e pequenas feridas, o Bepantol é um milagre para hidratar as cutículas. Recomenda-se passar de 3 a 5 vezes por semana.

Amolecedor de Cutículas Risqué
Trata e hidrata a cutícula, fazendo com que ela cresça mais lentamente e mais fina. Vem na mesma embalagem dos esmaltes da Risqué, em 8 ml. Contém em sua fórmula óleo de orquídea.






Um comentário:

  1. Adorei o post e uso muito acera granado e o resultado é bem legal. Aproveito para convidar vocês para a brincadeira lá no www.patriciabart.blogspot.com beijocas e até lá.

    ResponderExcluir