Páginas

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Unha Encravada


Onicocriptose

 

A onicocriptose, ou o termo popular unha encravada, é uma dor ou inflamação que ocorre no dedo quando a borda lateral da unha fere a pele adjacente, enterrando-a ao seu redor. Isto acontece porque a pele forma uma barreira ao crescimento da unha e, como esta é mais dura e não pára de crescer, ela adentra a pele causando os sintomas mais comuns como dor e inflamação. As causas mais prováveis são o corte de maneira incorreta da ponta das unhas e sapatos apertados. Ocorre mais comumente nas unhas dos pés mas também raramente afeta as mãos.
A onicocriptose também pode ocorrer por tropeções, queda de objetos sobre a unha provocando maior afluxo sanguíneo para o local, o que propicia um adelgaçamento da pele do sulco ungueal e consequente ruptura da mesma facilitando a penetração de bactérias.

Prevenção

A maneira correta de cortar as unhas é aparar apenas a borda anterior da placa ungueal (unha) e jamais cortar suas bordas laterais. Se as bordas laterais forem deformadas, as irregularidades criadas pelo corte incorreto associadas à pressão do sapato, ao peso corpo e ao sentido do crescimento da unha farão com que haja lesão da pele circunvizinha. Deve-se evitar também cortar as unhas muito curtas, deixá-las retas em sua borda anterior, não tentar "arredondar" o corte em direção às bordas laterais.

Sinais e sintomas

Se não tratada, pode formar um granuloma piogênico, onde existe um acúmulo de pus, e a pele ao redor fica inflamada (dor, rubor, calor e edema).
Wikipedia

ONICOÓRTESE (APARELHO PARA CORREÇÃO DE UNHA ENCRAVADA

 

Onicoórtese É um dispositivo que fixa á Lâmina ugueal (unha), que apresenta eficiente capacidade de tração mecânica, cuja principal finalidade e corrigir ou adequar uma estrutura do corpo, dimensionando-o mais próximo possível do padrão ortostático. A aplicação da órtese é inegavelmente a melhor opção para o tratamento corretivo de unhas deformada. Esta faz com que a unha volte ao seu formato normal, modificando a sua curvatura e consequentemente o desaparecimento de lesões dolorosas. Em geral, uso de órteses torna-se necessário para corrigir danos causados pelas seguintes situações: Onicocriptose. Onicofose. Traumatismos pelo uso de calçados inadequados. Traumatismos mecânicos acidentais. Corte incorreto das lâminas ungueais. Existem várias técnicas para correção de unhas e dentre elas destacamos: Órtese acrítica. Fibra de Memória Reta. Órtese metálica no formato ômega com ganchos, botões ortodônticos e elástico flexível. Mola Flexível. Morfologia ungueal e tipos de onicoórteses que podem ser aplicadas

Por: REGINA PODÓLOGA VILELA

4 comentários:

  1. Oiii meninas.Amei o blog e já sou seguidora.Minha unha do dedão do pé esta muito dolorida e manchada de branco nos cantos.Preciso muito de um esmalte de óleo de cravo de satya vcs conhecem.Se souberem um site seguro que venda me avisem,ok?Bjos

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde gostaria de saber onde voçês atenden

    gostaria de fazer um tratamento em minhas unhas

    ResponderExcluir
  3. quanto custa um tratamento desses???

    ResponderExcluir
  4. Ola quebrei minha unha do dedao no prtao ficou presa e ate zgora nao ta crecedo mim ajude

    ResponderExcluir