Páginas

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Piolho


 Piolho

É o nome geral dado aos insetos da ordem Phthiraptera (do grego phthirus=achatado; a=sem; ptera=asas), que contém mais de 3000 espécies. Estes insetos não têm asas e são parasitas externos (ectoparasitas) de mamíferos (com exceção dos monotremados e morcegos) e das aves. Os piolhos são atualmente classificados em quatro subordens:
  • Anoplura: piolhos sugadores, inclui o piolho humano
  • Rhyncophthirina: parasitas de facóqueros e elefantes
  • Ischnocera: parasitas das aves
  • Amblycera: piolhos mastigadores
Os piolhos habitam o cabelo ou pelagem do hospedeiro, onde se alimentam de sangue, resíduos da epiderme ou de penas e secreções sebáceas. Cada espécie tem uma relação exclusiva com um determinado tipo de hospedeiro, o que significa que, por exemplo, um piolho de ave não afeta humanos e vice-versa. Esta característica torna os piolhos muito dependentes do sucesso da espécie do hospedeiro. Calcula-se que tenham desaparecido três espécies de iscnocerídeos quando os últimos 20 condores da Califórnia foram trazidos para cativeiro e desinfetados.
Os piolhos têm entre 0,5 e 8 mm de comprimento, corpo achatado e garras que lhes permitem a fixação ao hospedeiro. Os ovos do piolho, ou lêndeas, são esbranquiçados e postos na pelagem ou penas dos hospedeiros. Em humanos, a infestação por piolhos é denominada pediculose.

Antigamente, o combate à pediculose dava-se através de xampus (escabin etc.) com agentes antiparasitários e a coleta de lêndeas e piolhos com o uso de pentes finos. Esse tratamento era doloroso, em especial para as crianças. 


Hoje esse tratamento ainda existe, mas geralmente complementar ao uso da Ivermectina (medicamento "tarja vermelha", ou seja, deve-se usá-lo sob recomendação médica; além disso, não se deve ministrar essa substância em crianças de idade inferior a cinco anos ou peso inferior a 15 kg).

 Wikipedia

Como se pega piolho? 

Por serem insetos muito ativos e se movimentarem com muita rapidez, os piolhos podem passar de uma pessoa para outra com muita facilidade. As crianças em idade escolar (de 3 a 10 anos) são as mais afetadas especialmente as meninas. 

Quais os sintomas?
Começa com uma coceira de leve que depois vira um grande desconforto. Se a coceira for constante pode causar feridas no couro cabeludo. 

Como acabar com eles?
Nada melhor do que aqueles shampoos e loções específicas contra piolhos que são vendidos nas farmácias. Além disso, outro grande aliado é o pente fino, que ajuda a remover piolhos e lêndeas. 

Pra não pegar piolho:
Evite contato com presilhas, escovas, bonés e travesseiros de outra pessoa.
Manter os cabelos sempre lavados e prende-los somente quando estiverem secos.
Peça pra mamãe sempre examinar a sua cabeça, pra ver se tem algum piolho ou lêndea. 



Minha pitadinha:
Hoje tenho 2 filhas no ensino fundamental, ( 6º e 8º ano)  e sofri muito na fase do piolho. Eu optei por shampoos preventivos ( arruma e citronela da abelha rainha ) e já tive que apelar pro medicamento, já que com as duas estava ficando difícil controlar.


4 comentários:

  1. aiii até coçou minha cabeça de ver essa foto...kkkk
    ja to até pensando minha filha c 3 anos começou a ir na escolinha, logo começa...rsrsrs
    minha sempre usou escabim em nós qdo criança...
    mas tem um q usei na minha sobrinha q é otimo ele tira as lendeas tb, chama Kwell é excelente!!!

    ResponderExcluir
  2. Juro que a minha também coçou... ahh bela infância, me lembro do barulhinho da lata de neocid!!! hahahaha...

    ResponderExcluir
  3. rsrs.. coçou mesmo.. mas a gente passo por isso.. e agora com nossas filhas na escola, começa tudo dnovo! Kwell é bom sim.. mas hoje tento prevenir, pq quando eles vem com vontade fica dificil acabar com eles..
    Bjinhuus

    ResponderExcluir
  4. Gostaria de saber se esses sahmpoos sao bons para prevenir Piolhos?

    ResponderExcluir